Horário de funcionamento

Seg - Sáb: 7H às 20h

Diabetes é um termo bastante conhecido que perdura em todas as famílias. Frequentemente, é comparada à morte lenta por ser um agressor silencioso a saúde e sofrer destruição sem nenhum vestígio de mudança externa. ‘Diabetes’ constitui dois tipos, a saber – ‘Tipo 1’ e ‘Tipo 2’. Diabetes juvenil é o sinônimo perfeito para diabetes ‘Tipo 1’ em crianças, que ocorre quando as células beta do pâncreas são destruídas pelo sistema imunológico. 

O diabetes juvenil leva a um estado em que o corpo interrompe a formação de insulina, resultando em aumento dos níveis de açúcar no sangue. No entanto, foram relatados casos sem nenhuma razão específica para causar diabetes juvenil. Crianças e adolescentes são propensos a desenvolver diabetes juvenil, o que se tornou um assunto de grande preocupação.

As crianças que sofrem de ‘diabetes insulinodependente, procuram cuidados adequados e consistentes e surge a necessidade de repor a quantidade necessária de insulina que faltava ao corpo. Um monitoramento constante do açúcar no sangue é uma obrigação para as vítimas de diabetes juvenil. Mais e mais pessoas são diagnosticadas por esta doença prejudicial a uma taxa alarmante.

Sintomas de diabetes juvenil

Este veneno lento está se espalhando como um incêndio. Os sintomas do diabetes juvenil se desenvolvem em uma fase inicial.

  • Um dos sintomas vitais do diabetes juvenil é experimentado quando você sente uma necessidade extrema de sede e desenvolve o hábito de urinar com frequência . Isso ocorre devido ao rápido acúmulo de açúcar excessivo na corrente sanguínea, levando à retirada do líquido dos tecidos.
  • Uma sensação de fome extrema é desencadeada pela diabetes juvenil devido ao nível insuficiente de insulina nas células da criança com tendência para o diabetes, resultando também em falta de energia.
  • Uma rápida perda de peso é observada. Este é o primeiro e principal sintoma da diabetes juvenil, em que a criança tem um bom poder de ingestão, mas as células de gordura, infelizmente, não conseguem armazenar os alimentos devido ao fornecimento inadequado de insulina.
  • A criança com tendência ao diabetes tende a ficar preguiçosa e cansada devido à falta de formação de insulina nas células.
  • O diabetes juvenil atinge as oscilações de humor e, muitas vezes, leva a uma atitude irritável da criança, juntamente com um mau desempenho nas atividades diárias.
  • A criança incorpora um odor de respiração de cheiro de fruta.
  • No caso do diabetes juvenil, há menos líquido presente nos olhos, o que leva a uma visão desfocada .
  • Os sintomas clássicos do diabetes juvenil incluem crianças muitas vezes fazendo xixi na cama à noite devido à micção descontrolada .
  • Os sintomas da diabetes juvenil causam  dores de cabeça e náuseas em crianças, afetando negativamente sua saúde.

Causas do diabetes juvenil

O diabetes juvenil, também conhecido como diabetes ‘Tipo 1’, ocorre devido à herança genética ou a fatores ambientais que surgem no momento do nascimento.

Outras causas de diabetes juvenil:

Sistema imunológico

O sistema imunológico do corpo começa a destruir acidentalmente as células das ilhotas que produzem insulina no pâncreas. Isso resulta na falta de formação de insulina e em um aumento notável nos níveis de açúcar acumulados na corrente sanguínea. Este aumento dos níveis de açúcar no sangue é extremamente prejudicial ao corpo e procria elementos tóxicos.

Herança

As crianças ou adolescentes cujos pais ou irmãos sofreram de diabetes têm probabilidade de desenvolver diabetes ao nascer. Além disso, certos genes nocivos em crianças podem desencadear o risco de desenvolver diabetes juvenil. Em alguns casos, acontece que a presença de vírus indesejados pode romper as células das ilhotas do pâncreas. No entanto, até o momento, nenhuma razão concreta foi descoberta para a ocorrência dessa doença.

Conclusão

O diabetes juvenil pode causar a morte e envolve várias complicações que são introduzidas na saúde. Pode causar danos nos nervos, olhos e rins. A parede dos minúsculos vasos nervosos das crianças costuma ser ferida devido ao excesso de açúcar presente na corrente sanguínea. Na maioria das vezes, os sintomas do diabetes juvenil incluem insuficiência renal e as crianças ficam propensas a desenvolver problemas de dor no peito, osteoporose e, em certa medida, início de problemas de pele.

O diabetes juvenil é outra das principais causas de pressão alta e é responsável por milhões de mortes ocorrendo em todo o mundo. Uma dieta saudável adequada seguida por um exame oftalmológico consistente deve ser realizada como medidas preventivas contra o diabetes juvenil. Este diabetes ‘tipo 1’ em crianças é uma epidemia desafiadora perante a sociedade e só pode ser superada se adotarmos medidas preventivas e realizarmos exames de sangue relevantes ainda no embrião para detecção precoce e cura.

Artigos recomendados

Deixe um comentário