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Seus hormônios são os principais responsáveis ​​pela manutenção do seu bem-estar. Equilibrar seus hormônios é gerenciar seu estilo de vida e comer bem.

Como equilibrar hormônios?

Reduzir carboidratos

Alimentos com alto índice glicêmico, como batatas assadas ou bananas, podem fazer parte de uma dieta saudável. Mas a ingestão desses alimentos depende do seu metabolismo.

Eliminar carboidratos refinados, como açúcar, arroz branco, pão, álcool e alimentos feitos com farinha branca (como bolos, massas, pretzels e outros salgadinhos) pode ajudar o corpo a queimar a gordura armazenada. Subtrair esses alimentos da dieta também pode manter normais os níveis de insulina e de açúcar no sangue.

Consumir grãos inteiros com moderação

Você deve comer uma variedade de vegetais e frutas frescas diariamente. Os grãos integrais são necessários para uma dieta bem balanceada. Mas comer com moderação é a chave.

Os brócolis, vegetais com folhas verdes, frutas vermelhas, pimentões vermelhos, amarelos e verdes e tomates podem equilibrar os hormônios. Tome até 5 pequenas porções de vegetais frescos por dia.

Consumir gorduras saudáveis. Sim gorduras

Eliminar toda a gordura de sua dieta resulta em pele pálida e pouco saudável, cabelos e unhas quebradiços. Também enfraquece o sistema imunológico, causa incapacidade de concentração e até ganho de peso! Portanto, não diga não a todas as gorduras. Coma gorduras saudáveis.

Tome suplementos de ácidos graxos essenciais, ou seja, gorduras ômega-3 e ômega-6, que são necessários para muitas funções importantes, incluindo as do cérebro e do sistema nervoso. Boas fontes de EFAs incluem ovos, sementes de linhaça de alta qualidade, soja, nozes e peixes de água fria colhidos na natureza.

A proteína é importante em cada refeição

A proteína é altamente significativa para o desenvolvimento da estrutura de nossos hormônios. Além disso, as proteínas são responsáveis ​​pela reparação dos tecidos.

Você deve adicionar a quantidade certa de proteínas à sua refeição para que não haja flutuações indesejadas de hormônios no corpo. Romã, nozes e soja são algumas ótimas fontes de proteínas.

Coma pelo menos três refeições por dia

É comum ouvir que as mulheres pulam o café da manhã ou o almoço para evitar a ingestão de calorias. O problema com essa abordagem é que a taxa metabólica naturalmente atinge o pico ao meio-dia e diminui depois disso. E não apenas para as mulheres, pular refeições se tornou um estilo de vida na geração de hoje. Isso faz com que a comida que você ingere à noite seja mais provável que seja armazenada como gordura! Portanto, não se preocupe com o seu ganho de peso. Coma bem e com sabedoria nos horários corretos do dia. Faça pelo menos três refeições saudáveis ​​completas ao longo do dia para garantir o equilíbrio dos hormônios.

Proteja seu corpo com antioxidantes

Os antioxidantes são encontrados em frutas e vegetais frescos, especialmente nos de cores vivas. Os alimentos são a melhor fonte de antioxidantes, mas se você nem sempre ingerir o suficiente na dieta, suplementos de alta qualidade podem fornecer proteção significativa. Os antioxidantes mantêm as células vivas e, em geral, fazem você parecer mais jovem! O chá verde e chá preto são ótimos exemplos de bebidas que contêm antioxidantes.

Conclusão

Agora que você sabe como é importante equilibrar os hormônios, é hora de entrar no padrão de alimentação correta. 

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