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O chá verde é consumido na China há 4.000 anos por suas qualidades benéficas à saúde. Também apreciado por seu sabor e efeito estimulante, o chá verde tem sido elogiado principalmente por seus potenciais benefícios medicinais, incluindo a redução do risco de câncer e derrame, melhorando a função cerebral e muito mais.

Função cerebral

O chá verde pode melhorar a função cerebral, o torna mais inteligente e permitir que você pense mais rápido. Fornece ao corpo o aminoácido L-teanina, que pode reduzir a ansiedade.

A bebida contém menos cafeína do que o café, mas tem o suficiente para mantê-lo acordado e melhorar a função cerebral. 

O chá verde pode proteger o envelhecimento do cérebro, reduzindo o risco de contrair a doença de Alzheimer ou Parkinson. O chá pode proteger contra a morte de células nervosas associada à demência e à doença de Alzheimer.  

Metabolismo

O chá verde pode ajudar seu corpo a queimar gordura e aumentar sua taxa metabólica. Também auxilia a reduzir a retenção de líquidos.  

Câncer

Existem centenas de estudos revisando o efeito do chá verde sobre o câncer, principalmente como agente preventivo. No entanto, pode ser potencialmente usado como um medicamento para tratar o câncer. Muitos estudos apoiam a crença de que as catequinas (antioxidantes também conhecidos como flavonoides) encontradas no chá verde podem prevenir a formação de tumores. 

Colesterol, diabetes e pressão arterial

Beber chá verde pode ajudar a diminuir o colesterol e a pressão arterial devido às catequinas no chá.

O chá verde pode melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Dentes e Pele

O chá verde é potencialmente bom para os dentes. As catequinas do chá verde podem matar bactérias e também reduzir a chance de contrair o vírus da gripe.

Beber este chá também pode trazer benefícios para a pele. Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias podem ajudar nas rugas e nos sinais de envelhecimento. 

Longevidade

Beber mais chá verde pode até prolongar sua vida. 

Quantas xícaras você deve beber?

As opiniões variam sobre a quantidade de chá verde que você deve consumir diariamente. A realidade é que uma xícara de chá verde provavelmente não é suficiente para afetar sua saúde. Alguns estudos sugerem que duas xícaras de chá verde apresentam benefícios, enquanto outros afirmam que cinco ou seis é o melhor. 

Efeitos colaterais do chá verde

De modo geral, os benefícios do chá verde parecem superar os riscos. No entanto, essa bebida pode não ser para todos; pode ter alguns efeitos colaterais . O chá verde contém taninos que podem diminuir a absorção de ferro e ácido fólico. Portanto, se você está grávida ou tentando engravidar, o chá verde pode não ser o ideal. 

Outro ponto negativo é um risco maior de osteoporose, uma vez que o chá tende a liberar o cálcio do sistema quando consumido em grandes quantidades. Outros efeitos colaterais incluem nervosismo e talvez dor de estômago se você for sensível a bebidas com cafeína.

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