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As saladas são uma fonte essencial de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, além de serem uma deliciosa refeição ou acompanhamento às refeições. 

À medida que as pessoas ficam mais atentas às dietas saudáveis, o desejo por refeições e ingredientes com baixo teor de gordura, açúcar ou pouco sal aumenta. Uma busca para reduzir a ingestão de calorias comendo uma salada sem tempero, na verdade, priva as pessoas da fantástica nutrição promotora de saúde contida na salada. A gordura não é apenas necessária para absorver a nutrição de uma salada, mas também temperar a salada torna-a mais interessante e deliciosa de comer, ajudando você a torná-lo uma parte regular e agradável de sua dieta. Também deve ser considerada a escolha da gordura usada.

As saladas são uma excelente fonte de vitaminas e carotenoides. As vitaminas desempenham papéis vitais na saúde e no metabolismo corporal, juntamente com sua interação com os minerais necessários à dieta. Precisamos ingerir vitaminas em pequenas quantidades regulares em nossa dieta, pois o corpo não pode armazená-las e elas podem até ser prejudiciais se ingeridas em excesso. As vitaminas são solúveis em gordura ou em água, sendo as vitaminas A, D, E e K solúveis em gordura. As saladas contêm vitaminas lipossolúveis; portanto, a menos que uma salada seja temperada com um molho à base de óleo, é muito difícil para o corpo absorver essas vitaminas. Ao fazer uma dieta saudável e equilibrada, não há necessidade de tomar suplementos vitamínicos.

Carotenoides são os pigmentos que ocorrem naturalmente nos alimentos, com frutas e vegetais fornecendo a maioria dos carotenoides na dieta humana. Eles desempenham papéis importantes no corpo como antioxidantes poderosos; desde a prevenção de vários tipos de câncer e doenças cardíacas crônicas, até a manutenção de uma visão saudável. As cenouras, conhecidas por nos ajudarem a enxergar no escuro, obtêm sua cor laranja do alfa e do betacaroteno. Enquanto a cor amarela do óleo de canola prensado a frio amarelo suave vem de carotenoides chamados luteínas, contendo cerca de cinco vezes mais do que no azeite de oliva extra virgem.

Os carotenoides são compostos solúveis em gordura, portanto, assim como as vitaminas solúveis em gordura, para obter o melhor benefício nutricional de ingredientes de saladas coloridas, como pimentão, cenoura, espinafre e tomate, tempere sua salada com uma gordura para permitir que seu corpo absorva os carotenoides . No entanto, a pesquisa mostrou que o tipo de gordura ingerida também afeta a forma como podemos absorver os carotenoides dos alimentos. Por exemplo, um molho para salada feito com um óleo rico em gorduras monoinsaturadas, como óleo de canola prensado a frio, absorve mais carotenoides em comparação com um molho feito com óleos ricos em gorduras saturadas ou poli-insaturadas, como soja, palma , girassol ou óleos de coco, por exemplo. Portanto, você não deve apenas garantir que sua salada seja temperada com gordura, você deve tentar garantir que a gordura seja rica em monoinsaturados.

Por que você nunca deve comer uma salada sem temperar:

– Adicionar gordura à salada permite que seu corpo processe as vitaminas solúveis em gordura;

– Usar um óleo rico em monoinsaturado, como óleo de canola prensado a frio, ajuda o corpo a absorver carotenoides antioxidantes;

– Adicionar sabor ajuda a motivá-la a comer saladas saudáveis ​​regularmente, tornando-as mais agradáveis.

Conclusão

Então, se você gosta de sua salada simplesmente regada com óleo, gosta de enfeitar uma folha de alface criativamente com um molho para salada, ou se você prefere uma porção indulgente de maionese; lembre-se de nunca comer uma salada sem temperar. As saladas mais bem temperadas não apenas têm um sabor melhor, mas tornam suas delícias nutricionais ainda mais saborosas. 

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