Horário de funcionamento

Seg - Sáb: 7H às 20h

Vamos dar uma olhada no que o açúcar faz ao seu corpo:

1 – Peso extra

Consumir doces em excesso tende a contribuir para o armazenamento de gordura e enviar sinais confusos para hormônios como a leptina, que diz ao cérebro – ele ainda precisa de mais comida! A pesquisa provou que, embora os doces e outros alimentos ricos em açúcar sejam carregados de calorias, eles não ajudam muito a acabar com a fome. O corpo ainda vai querer mais comida, pois o açúcar apenas embota o cérebro ao reduzir a atividade no sistema  anorexigênico da oxitocina.

2 – Resistência à insulina e diabetes

Os doces aumentam a necessidade de insulina do corpo – que converte o açúcar em energia. Quando os níveis de açúcar ficam altos por longos períodos, o corpo perde sua sensibilidade ao hormônio, permitindo que a glicose se acumule no sangue. Isso é conhecido como resistência à insulina. Os sintomas de resistência à insulina incluem cansaço, fome e pressão alta. Com o tempo, reduz a quantidade de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), uma substância química que costuma ser baixa em pré-diabéticos e diabéticos.

3 – Dentes

O açúcar é inimigo dos dentes. Estudos sugerem a correlação entre uma dieta rica em açúcar e cáries. As bactérias do revestimento dos dentes atacam o açúcar, criando ácidos que destroem o esmalte.

4 – Pressão alta e doenças cardíacas

Como com o sal, uma grande quantidade de açúcar no corpo pode causar hipertensão. Alimentos ricos em açúcar elevam a pressão arterial de açúcar em questão de horas. Eles também aumentam o risco de desenvolver doenças cardíacas.

5 – Dependência de açúcar

A dependência do açúcar é uma realidade e existem estudos que o comprovam. O açúcar demonstrou imitar os efeitos do opiáceo no cérebro, causando compulsão alimentar, saudade e abstinência quando os níveis começam a cair.

6 – Efeito tóxico no fígado

O excesso de açúcar no corpo pode criar efeitos tóxicos no fígado, assim como o álcool. Grandes quantidades de açúcar podem aumentar o risco de certas condições crônicas que são consequências comuns do vício do álcool.

Artigos recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *